Making of - O menino e a gota d´água

Muitas vezes, ao assistirmos uma animação, não nos damos conta de todo o processo envolvido desde a sua criação até o momento em que você a vê prontinha.Confira aqui como foi realizada cada etapa de produção da animação O menino e a gota d´água.




A ideia partiu de dois livros infantis ilustrados, já publicados pelo autor Joilson Maia. A primeira tarefa foi adaptar a história do livro para o formato de animação.




Definido o roteiro, foi feita a modelagem e texturização dos personagens da história.







Os personagens foram modelados com a aparência mais fiel possível às ilustrações dos livros e todas as suas expressões faciais também tiveram que ser modeladas e salvas uma a uma.


O próximo passo foi a modelagem dos cenários onde a história aconteceria.
Para as duas partes da animação foram criados 4 cenários diferentes.


Uma das maiores dificuldades foi modelar cenários que existem realmente, como foi o caso da avenida Aziz Maron, em Itabuna - BA, mais conhecida como Beira Rio.







Por tratar-se de um local real, era necessário incluir na modelagem os elementos característicos da paisagem local, pra que todos os que conhecem pudessem identificar logo de cara.






Com os cenários prontos, os personagens são posicionados em seus devidos lugares.








A animação dos movimentos dos personagens é feita através de "bones", que são estruturas que simulam a mesma função dos esqueletos em seres vivos.
Os movimentos são feitos em sincronia com o áudio dos diálogos.





Após isso, é realizado o processo de iluminação, que deve estar de acordo com cada ambiente. Como as duas histórias se passam ao ar livre, foi utilizada uma iluminação que simula a luz solar.


Finalmente, é feita a"renderização", que consiste em converter a animação para o formato de vídeo. Esse processo pode levar várias e várias horas e é feito cena por cena, que serão unidas e organizadas depois num editor de vídeo.





Confira o trailer da animação:




Nenhum comentário: